O esteticista pode atuar em diversos locais, dependendo da sua especialização e das suas habilidades. Entre os locais de trabalho mais comuns estão os salões de beleza, spas, clínicas de estética, hotéis, centros de estética, academias, empresas de cosméticos, entre outros. O curso abrange temas como anatomia, fisiologia, cosmética, maquiagem, terapias estéticas, entre outros. O estudante é capacitado a aplicar técnicas e procedimentos estéticos, utilizando equipamentos e produtos específicos.
Sobre a carreira de Estética
Agora que você tem um panorama completo sobre o curso de Estética e Cosmética e quais áreas estão disponíveis para atuação, pode começar a entender qual a melhor faculdade. Na EAD Unicesumar, por curso profissionalizante em estetica exemplo, a graduação tem duração de 2 anos e meio — e temos algumas dicas que vão ajudar você a pagar pelos estudos. O técnico de estética e o esteticista são profissionais que atuam na área da estética e beleza, porém existem diferenças importantes entre as duas ocupações. Além disso, o esteticista precisa ter habilidades de empreendedorismo e gestão de negócios, caso deseje abrir o seu próprio empreendimento.
A lista completa de procedimentos indicados pelo Sindestética e SBEC está disponibilizada no site das organizações.São tratamentos que preparam a pele, os músculos e o sistema circulatório, favorecendo o resultado da cirurgia e ajudando no pós-operatório.Além disso, o esteticista precisa possuir habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, para lidar com clientes e colegas de trabalho de forma empática e profissional.Focando em condições específicas como manchas, rosácea, melasma, rejuvenescimento facial e acne.Isso é valido, no entanto, somente para procedimentos não invasivos e que não apresentem riscos ao paciente e necessidade de realização em centro cirúrgico, segundo a associação.
DIFERENCIAIS DA FACULDADE DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA UNINTER
O curso de Estética é uma formação acadêmica que investiga aspectos referentes à beleza, tanto no âmbito artístico quanto no humano e na natureza. De acordo com a Anesco, desde que a profissão foi regulamentada, os associados pedem a criação de uma autarquia em Brasília. "Vários projetos de lei foram propostos, mas por se tratar da criação de uma autarquia, deve ser aprovado pelo chefe do Executivo", afirma Carvalho. Diplomas e certificados nas paredes nem sempre indicam que uma pessoa é qualificada para exercer determinada profissão. A decoração é comum, especialmente nos consultórios de estética, mas a profissão regulamentada há pouco mais de seis anos ainda não possui um conselho oficial para definir o que pode, ou não, ser exercido pela categoria. Já no caso de procedimentos não cirúrgicos, aparecem a aplicação de toxina botulínica, aplicação de ácido hialurônico e peeling químico. Os artigos terceiro e quarto delimitam as formações necessárias para esteticista e cosmetólogos profissionais, assim como para Técnico em Estética.
Quais são as matérias de uma faculdade de Estética e Cosmética?
O nosso curso de Pós-graduação em Biomedicina Estética representa uma proposta inovadora e abrangente, sendo ideal para profissionais da saúde e da estética que almejam expandir seus conhecimentos nas fronteiras entre a saúde estética e as ciências biomédicas. Este curso configura-se como uma imersão nas estruturas e funções estéticas do corpo humano e oferece uma visão holística e atualizada sobre as técnicas e as tecnologias de tratamento estético. Com disciplinas como Estética e Morfologia Humana, Condutas e Normas Técnicas na Enfermagem Estética, Estética e Tecnologias de Tratamento, e um foco especial em Cosmetologia e Estética Facial e Corporal, o curso propicia uma base teórica sólida e uma perspectiva prática. As terapias estéticas também são abordadas no curso, incluindo massagens, drenagem linfática, tratamentos corporais e faciais, entre outros. O curso também inclui disciplinas relacionadas à gestão de negócios, marketing e empreendedorismo. A faculdade de Estética abrange tópicos como massagem, limpeza de pele, depilação, técnicas de maquiagem e cuidados com os cabelos. Além disso, também são abordados assuntos relacionados à gestão de salões de beleza e a produtos cosméticos.
Segundo as duas organizações, é vetado aos esteticistas e cosmetólogos a pratica de procedimentos invasivos, de responsabilidade médica e que invadam orifícios naturais do corpo e órgãos internos.Caso queira dar prosseguimento aos estudos, o aluno pode ingressar numa pós-graduação interdisciplinar na área de Saúde e Ciências Biológicas, por exemplo.Com disciplinas como Estética e Morfologia Humana, Condutas e Normas Técnicas na Enfermagem Estética, Estética e Tecnologias de Tratamento, e um foco especial em Cosmetologia e Estética Facial e Corporal, o curso propicia uma base teórica sólida e uma perspectiva prática.É um profissional que, com certeza, se destacará por onde for, devido às habilidades e competências adquiridas dentro da instituição", observa a coordenadora.Durante as aulas, o estudante se aprofunda nos aspectos teóricos e práticos de beleza, estética, cosmetologia e imagem pessoal.Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar o procedimento estético injetável para microvasos, o skinbooster, carboxiterapia, dermoabrasão e a mesoterapia.
ÁREAS DE CONHECIMENTO: PÓS-GRADUAÇÃO
Este projeto visa promover a autoestima e o bem-estar das participantes através de procedimentos estéticos oferecidos gratuitamente pela clínica de estética da instituição. Já a SBEC e o Sindestética dizem que a falta de um conselho para estética e cosmetologia pode colocar em risco a vida de outros pacientes e dificultar a fiscalização desses profissionais. "Mais e mais vidas serão ceifadas por aventureiros, se passando por profissional. Há mais de 18 processos nossos, tramitando na casa civil", informam em nota. Segundo as duas organizações, é vetado aos esteticistas e cosmetólogos a pratica de procedimentos invasivos, de responsabilidade médica e que invadam orifícios naturais do corpo e órgãos internos.
Como a categoria não tem um Conselho Federal, não há fiscalização, segundo a presidente da Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco), Márcia Costa Larica. O órgão seria responsável, por exemplo, por verificar se o profissional é habilitado e tem a formação necessária. Dentre as disciplinas contempladas no curso, destacam-se Anatomia Geral, Estética Corporal e Avaliação em Estética, Drenagem Linfática, Estética Capilar e Técnicas de Depilação, Visagismo e Maquiagem. Este material tem por objetivo oferecer recursos para que possamos analisar o procedimento estético injetável para microvasos, o skinbooster, carboxiterapia, dermoabrasão e a mesoterapia. Você pode escolher outra opção de curso disponível, com a possibilidade do aproveitamento das disciplinas já cursadas. Ao longo do curso as aulas serão ministradas presencialmente dentro do campus universitário e também na plataforma digital da UNINOVE (AAPA). O especialista na área pode ter o domínio de todas essas, trazendo mais oportunidades de negócio à clínica onde atua.
Além disso, o curso possui professores e tutores capacitados e matriz curricular atualizada. No salão de beleza, o esteticista pode realizar procedimentos como limpeza de pele, depilação, manicure, pedicure e maquiagem, dentre outros serviços de beleza. Em clínicas de estética, podem ser oferecidos serviços mais especializados, como tratamentos corporais e faciais, massagens terapêuticas, drenagem linfática, entre outros. Os profissionais da estética e cosmética, conhecidos como Esteticistas, estão aptos a utilizar a aplicação de técnicas, cosméticos e equipamentos em tratamentos para face, corpo e terapia capilar. O técnico de estética é um profissional que conclui um curso técnico na área de estética, que geralmente tem uma duração menor do que um curso de formação em estética.
Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade. O curso tecnológico possui uma duração menor, com média de três anos para que a carga horária mínima de 2.000h de aula seja cumprida. No bacharelado, as matérias podem ser mais aprofundadas, pois a graduação com esse grau tem duração de quatro anos. A lista conta apenas com cursos tecnológicos e tem faculdades espalhadas por todo o Brasil. A Revista Quero levantou os dados do Ministério da Educação (MEC) para listar os 50 cursos de Estética e Cosmética mais bem avaliados do país.
Já falamos que o brasileiro é vaidoso e que o mercado de estética está em alta, assim como o número de cirurgias plásticas — nós já ultrapassamos os Estados Unidos nesse quesito, ficando em primeiro lugar em procedimentos estéticos. Ou seja, você irá explicar aos possíveis pacientes o que eles precisam e indicar os melhores tratamentos que vão solucionar seus problemas, dando mais qualidade de vida. Além disso, uma esteticista também é responsável por educar os clientes sobre os cuidados apropriados com a pele, recomendando produtos e práticas que auxiliem na manutenção dos resultados obtidos nos tratamentos. Além desses locais, os esteticistas também podem trabalhar em empresas de cosméticos, desenvolvendo produtos e realizando treinamentos para profissionais da área. Também é possível atuar como consultor de beleza, oferecendo orientações personalizadas para clientes. Já os cursos tecnológicos em Estética duram em média dois anos e podem enfatizar técnicas específicas, como maquiagem profissional, visagismo e cosmetologia. Algumas instituições oferecem clínicas-escola para que o aluno possa treinar sob a supervisão de professores enquanto atende à comunidade.
"Fora isso, estão capacitados a realizar todos os procedimentos estéticos injetáveis e, claro, aptos a lidar com as intercorrências", relatam. Ela melhora a autoestima, o funcionamento do corpo e do metabolismo, e isso reflete na melhora da saúde. Além disso, a procura por esses serviços nos últimos anos tem expandido as oportunidades no mercado de trabalho", ressalta Laurinéia. A disciplina de Cosmetologia e Estética Facial é desenhada para fornecer aos alunos conhecimento especializado e habilidades práticas nas técnicas mais avançadas de tratamento facial. Focando em condições específicas como manchas, rosácea, melasma, rejuvenescimento facial e acne. O mercado de trabalho para quem se forma em Estética e Cosmética é cheio de possibilidades. Você pode atuar em clínicas e centros de estética, seguir uma carreira voltada à prestação de consultorias a pessoas e empresas, ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Caso queira dar prosseguimento aos estudos, o aluno pode ingressar numa pós-graduação interdisciplinar na área de Saúde e Ciências Biológicas, por exemplo. Além dessas disciplinas, o curso de Estética pode incluir outras como nutrição, psicologia, ética e biossegurança. Durante o Renascimento, houve um ressurgimento do interesse pela arte e proporções estéticas. No século XVIII, a estética moderna emergiu como campo filosófico, abordando o julgamento do gosto e a natureza da beleza. Desde então, a estética evoluiu, influenciando arte, design, moda e cultura, refletindo diversas perspectivas ao longo do tempo.